Entrega de Título de Cidadão Honorário de Barretos ao professor Roberto Pacheco

Na noite da última terça feira, 11, as vésperas do feriado nacional, o professor, engenheiro, empresário e diretor do GPO (Grupo Pacheco de Oliveira), Roberto Pacheco de Oliveira recebeu o Título de Cidadão Honorário da Estância Turística de Barretos, em sessão solene realizada na Câmara Municipal.

A homenagem foi proposta pelo vereador Carlão do Basquete (PSD), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 28/2022, e a honraria foi aprovada unanimemente por todos os vereadores.

Fizeram parte da mesa de autoridades o cientista da Embrapa e Prof. Dr. da Ufscar, o Phd, Paulo Estevão Cruvinel; a Dirigente Regional de Ensino, Profa. Solange de Oliveira Belini; a Presidente da OAB – 7ª Subseção Barretos, Dr.ª Arany L’apcirella; o pastor da IAMIR (Igreja Apostólica Ministério Resgate), Mauri Trevisan e a Secretária da Escola LiceuTec e dos Colégios Liceu Barretos e Olímpia, Neusa Maria Pereira.

A solenidade foi presidida pelo vereador Carlão do Basquete.

Familiares, amigos e colaboradores que trabalham nas empresas do grupo, lotaram o plenário da Câmara Municipal para prestigiar a cerimônia.

Representantes de Os Gideões Internacionais (associação de homens de negócios cristãos) na qual o prof. Pacheco é membro, bem como do BNI Olimpo se fizeram presentes.

O prof. Pacheco tem 62 anos, é casado com Tânia Elizabeth, pai de quatro filhos, Lucas, Tiago, Rafael e Henrique.

Nascido em Rio Claro/SP, veio aos 20 anos para Barretos, onde se formou em engenharia elétrica e eletrônica na FEB (Fundação Educacional de Barretos).

Nessa trajetória de 42 anos em Barretos, empreendeu em diversos setores tendo constituído e dirigido mais de uma dezena de empresas, dentre elas, o Parque das Oliveiras, Funerária Memorial, a Bem Florir e os colégios Liceu de Barretos e Olímpia.

Os destaques da noite ficaram para a mãe, Dona Olga, de 85 anos, que viajou de Rio Claro/SP para acompanhar a entrega do título de cidadania ao filho e, para os quatro filhos, Lucas, Tiago, Rafael e Henrique, que utilizaram a tribuna para discursar e homenagear o pai.

Ao final da solenidade, o prof. Pacheco entregou flores da Bem Florir Floricultura à mãe Olga, à esposa Tânia e à colaboradora Maria Rachel, que atua há mais de 20 anos no grupo.

O HOMENAGEADO

Ao iniciar a faculdade de engenharia, “Pacheco”, sobrenome pelo qual ficou conhecido, começou a dar aulas nos cursos técnicos do antigo Colégio Soares de Oliveira, através de uma oportunidade dada pelo saudoso João Carlos Soares de Oliveira Júnior (Juninho).

O prof. Pacheco iniciou sua carreira de docente na década de 80, aos 21 anos. Nove anos depois assumia a coordenação da escola técnica, com 30 anos de idade e no decorrer dos anos seguintes, após muitas negociações com a direção da escola, adquiriu definitivamente a área técnica do Colégio Técnico Soares de Oliveira e o nomeou SoaresTec.

A trajetória na área da educação estava apenas começando, a aceitação do prof. Pacheco como Diretor do SoaresTec, foi tão boa, que novos convites surgiram! Dessa vez através de um amigo de república, o Dr. Prof. Paulo Cruvinel, que já lecionava na FEB, que o indicou para ministrar aulas de Sistemas de Comunicações, na 12ª turma de engenharia. Pacheco atuou durante 32 anos em diversas disciplinas das engenharias elétrica e de alimentos, contribuiu com inúmeros projetos educativo social, iniciações científicas, simpósios e cooperativas.

No  ano  de 2007 adquiriu uma ampla área no bairro Flosi, onde construiu uma estrutura escolar adequada e confortável que abriga o Liceutec e o Colégio Liceu.
No campo empresarial, o prof. Pacheco é proprietário do Cemitério Parque Jardim das Oliveiras, da Funerária Memorial, da floricultura Bem Florir, da escola técnica profissionalizante LiceuTec, do Colégio Liceu Barretos e Olímpia, gerando mais de 300 empregos diretos na cidade e região.

“Agradeço a Deus, a minha família e aos colaboradores por estarem comigo nessa empreitada de sucesso. Sou grato a cidade de Barretos que sempre me acolheu com tanto carinho e ao vereador Carlão pela indicação desse honroso título. Agora sou mais barretense de que nunca!” comemorou o prof. Pacheco.

Após a concorrida cerimônia os amigos e colaboradores foram recepcionados no Samauma Pizzaria, onde o professor homenageado recebeu os cumprimentos.
– [ ]