Planta Didática do LiceuTec ganha destaque nacional

O conjunto de equipamentos estrategicamente montado tem facilitado o entendimento dos alunos das mais diversas áreas da formação profissional.

História

Final de 2009 – o egresso Marco Leva, formado alguns anos antes como técnico em Automação Industrial, solicitou uma reunião com a direção do colégio para apresentar uma proposta de projeto didático.

Depois de trabalhar alguns anos na empresa CitroVita – unidade de Catanduva – Marco Leva passou a prestar serviços de consultorias em diversas empresas do setor e com isso, além do grande conhecimento teórico e prático, colecionou inúmeros equipamentos, componentes, peças e acessórios das áreas da elétrica, eletrônica, refrigeração, hidráulica, pneumática e automação industrial.

Com espírito desprendido e preocupado com o baixo conhecimento prático dos profissionais técnicos recém formados, o técnico Marco propôs utilizar das peças que possuía e outras que poderia receber como doação e com isso, montar um agrupamento estratégico, simulando o processo de pasteurização de suco de laranja, assunto que sempre demostrou grande habilidade e conhecimento, frutos do período em que trabalhou na CitroVita.

O local escolhido para o desenvolvimento do projeto não poderia ser melhor… o LiceuTec, colégio que há mais de quatro décadas forma profissionais e capacita mão de obra que atendem as demandas das indústrias, empresas, hospitais e prestadores de serviços de todo o país.

As primeiras montagens foram iniciadas e o projeto tinha um alcance reduzido. Com o passar dos anos, novas tecnologias foram sendo incrementadas, novas malhas foram incorporadas, buscando abranger todos os processos das áreas industriais.

A participação do saudoso Professor Arnaldo

O Coordenador dos cursos da área da Elétrica, professor Arnaldo Cozin Filho, participou ativamente no projeto desde seu início. Envolveu os professores, treinou os alunos, recebeu visitantes e colaborou de forma efetiva em todo seu desenvolvimento, apoiando e ajudando o idealizador Marco Leva até 2021, quando sua brilhante carreira foi ceifada, vítima do Covid. Deixou um legado inesquecível a centenas de alunos que por ele foram instruídos.

LICEUTEC irradiando conhecimento para todo território nacional

Atualmente o professor Marco Leva, entusiasta idealizador e construtor da Planta Didática, é docente do colégio e ministra nas áreas de Instrumentação e Automação Industrial em conjunto com os docentes das diversas áreas afins.

Com a autorização do LiceuTec em ministrar cursos técnicos de forma híbrida – parte teórica a distância e aulas práticas e provas presenciais – o colégio deixa de atender apenas num raio de 200 Km ao redor de sua sede – Barretos – e passa a atender a todas as regiões do país, permitindo que milhares de jovens e adultos tenham acesso a um conteúdo profissional de alta qualidade e possibilitando a a certificação técnica e o registro profissional.

Além dos Cursos Técnicos, o LiceuTec promove outras formações, destacando os cursos Pós Técnicos, Profissionalizantes, NRs e aqueles aplicados ao MédioTec. Todos esses cursos são ministrados nas formas presencial, híbrida, a distância, dependendo da região do país, de suas peculiaridades e do cumprimento da legislação ditadas pelos Conselhos Estaduais de Educação, MEC e Conselhos Regionais.

“Temos a felicidade de ter, dentro do LiceuTec, uma Planta Didática única no país. Isso se deve a iniciativa, coragem e dedicação dos professores Marco Leva e Arnaldo. Hoje temos uma equipe de professores multidisciplinares que operam esse projeto e que, de forma brilhante, auxiliam seus alunos a possuir capacidades teórica e prática dos diversos segmentos do mundo profissional. Destaco aqui minha gratidão e respeito ao professor Marco Leva pelo nosso companheirismo e amizade nesses anos de convivência,” completou o professor Pacheco, diretor do LiceuTec.