O Grupo Pacheco de Oliveira foi condecorado em 6 segmentos

(Escola Técnica – EAD – Ensino Fundamental – Ensino Médio – Floricultura e Funerária.)

Professor, engenheiro eletricista e empresário nas cidades de Barretos e Olímpia, Roberto Pacheco de Oliveira foi agraciado com a honraria de Empresário do Ano de 2022 pela ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barretos através de uma votação aberta à toda comunidade barretense. Prof. Pacheco é natural de Rio Claro SP, tem 62 anos. Casado com Tânia Elizabeth, pai de Lucas, Tiago, Rafael e Henrique e avô dos netos Pedro e em breve o Moacir.

Prof. Pacheco, é cristão, membro de Os Gideões Internacionais do campo de Barretos. Esse ministério faz a distribuição de Novos Testamentos em escolas, presídios, hospitais, hotéis e para as forças armadas. É um trabalho voluntário que exerce há 20 anos com muito prazer e dedicação.

Ainda criança, em Rio Claro, participou do grupo de coroinhas da Igreja Santa Cruz, dos 6 aos 10 anos. Em seguida participou do Grupo Escoteiro Santa Cruz onde permaneceu até os 17 anos. Hoje atua como conselheiro do GE Chão Preto.

Paralelamente aos ensinos Fundamental e Médio, cursou Desenho Técnico, o SENAI e o curso Técnico em Eletrotécnica.

Aos 17 anos ingressou como estagiário na SIEMENS em São Paulo, sendo profissionalmente seu primeiro contato com o mercado de trabalho formal.

Em 1980 veio estudar engenharia elétrica e eletrônica na UNIFEB – Barretos. Manteve seus estudos ministrando aulas nos cursos técnicos do Soares de Oliveira. Em 1985, já formado em engenharia, com o apoio do amigo e engenheiro Paulo Estevão Cruvinel, Juca, iniciou como docente no curso de Engenharia Elétrica, onde ficou por 33 anos. Ainda ministra algumas aulas no LiceuTec na área de Eletrotécnica.

Em 1985, juntamente com o prof. Farid e o engenheiro Luis Henrique de Deus Silva, criaram a Hobby Vídeo, empresa dedicada a recepção de sinais de TV via satélite e projetos e montagens de sistemas de televisão.

Em 1986, entrou numa sociedade com o objetivo de implantar o Cemitério Parque Jardim das Oliveiras. Hoje é o único proprietário e foi quem acompanhou todas as etapas da instalação e do funcionamento do Memorial. Alguns anos depois implantou a Funerária Memorial, o Memorial Vertical e em 2023, o seu mais novo projeto, o Crematório Memorial, para humanos e animais.

Em 1990 montou a Floricultura Bem Florir. Chegou a ter quatro lojas de flores. Atualmente em um novo endereço, na avenida 5 esquina da 26, por 20 vezes reconhecida pela ACIB como a floricultura mais lembrada de Barretos. Uma loja fantástica!

Com a abertura do Arena Shopping, em 2003 montou a Decorale. Loja de decorações e presentes na principal esquina da praça de alimentação do shopping.

A primeira livraria disk livros da cidade, Good Book iniciou no Arena Shopping em 2004 e após o fechamento do shopping, mudou se para o interior da UNIFEB. Além de livros, tinha uma completa papelaria e xerox.

A churrascaria Barretos Grill, 2005 também foi instalada no Arena Shopping, no local que anteriormente havia sido do Amareto Pizzaria. Atendia no sistema de rodízio aos finais de semana e a la carte durante a semana.

A construção do LiceuTec acorreu em 2006, tendo início das atividades escolares em 2007, portanto há 16 anos. O LiceuTec forma técnicos nas áreas da Eletrotécnica, Automação, Administração, Radiologia e Enfermagem. Em parceria com o Hospital de Amor, forma centenas de profissionais capacitados que atendem à demanda dos hospitais e das empresas regionais.

Em 2018 construiu o Memorial Vertical – sistema de sepultamento em lóculos empilhados dotado de tecnologia de troca gasosa, garantindo segurança e respeito ao meio ambiente.

Participou do BNI Raizes de Barretos no biênio 2019-2020 e hoje participa do BNI Olimpo da cidade de Olímpia.

Colégio Liceu Barretos – Apresentado a cidade em 2018 e com suas atividades iniciadas em 2019. Escola por princípios – ensinos Fundamental e Médio – escola ampla, estruturada, com excelente corpo docente e material didático do Mackenzie, onde o prof. Pacheco atua como Diretor Pedagógico.

Colégio Liceu Olímpia – Implantado em 2020. Escola por princípios – ensinos infantil, fundamental e médio – em apenas dois anos de funcionamento já é a escola com maior número de alunos de Olímpia graças a sua beleza, espaço, material didático e corpo docente. Atua como Diretor Pedagógico do colégio.

Crematório Memorial – um antigo sonho do prof. Pacheco, tornando-se realidade em 2023. Instalado na área do Memorial, com previsão de início das atividades em julho. Atenderá as áreas Pet e humanos.

Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada”.

Essa frase de Lya Luft traduz as veredas de uma trajetória vitoriosa.