Diretor do LiceuTec participa de reunião com o Ministro da Educação

Na pauta a Educação do Ensino Infantil e a Formação Profissional

Na última sexta-feira, dia 12/12/2021, o diretor de marketing do Colégio Liceu, professor Lucas Pacheco de Oliveira, acompanhado de alguns professores da área técnica, participaram de uma reunião com o Ministro da Educação Milton Ribeiro em companhia com o presidente do fundo FNDE, na cidade de Monte Alto.

O encontro aconteceu para prestigiar o evento “Melhorias na Educação”, o qual tratou de temas muito relevantes como: A educação infantil e a Qualificação técnica no Brasil. O Ministro Milton Ribeiro, iniciou seu discurso mencionando que ao aceitar ser ministro da educação, pelo Presidente da república, foi feito a ele os seguintes pedidos: “Cuide de nossas crianças e da Formação Técnica do nosso Brasil.”

A Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento.

Ela funciona como uma base para as demais etapas da educação formal, e o correto aproveitamento desta etapa permite que a alfabetização dos pequenos aconteça com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.

Assim como mencionou o Ministro, “escola tem que ser uma sequência dos ensinamentos passados em casa, dos princípios passados no âmbito familiar e não a escola por si só criar ideologias e passar novos conceitos principalmente de vida, às crianças”. Essa é um dos pilares do Colégio Liceu: inculcar princípios e valores cristãos de maneira a formar cidadãos com capacidade, caráter e ética.

Outro ponto muito mencionado durante o evento foi a importância das atividades extracurriculares, como: aulas de educação física, atividades ao ar livre, jogos esportivos, entre outros. As quais evitam a obesidade infantil, um problema muito recorrente, principalmente na atualidade.

Além da atenção voltada ao ensino infantil, também foi destaque do ministro a importância da capacitação técnica aos profissionais brasileiros, em se tratando do momento de retomada de crescimento econômico e recolocação de profissionais no mercado de trabalho.

Com o novo Ensino Médio, os profissionais com formação técnica serão cada vez mais requisitados. Estudos indicam que pelo menos 60% das empresas têm dificuldades em preencher seus quadros de funcionários.

No decorrer do evento, o ministro Milton Ribeiro enfatizou ainda mais a necessidade da formação técnica num país que não para de crescer.