Técnico em Eletrônica

Objetivo | Onde Trabalha | Perfil do Profissional | Diferencial | Matriz Curricular

OBJETIVO

O técnico em Eletrônica projeta e desenvolve componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos empregados em automação industrial, sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade e eletrônica embarcada, hardwares e eletrônica aplicada a telecomunicações (rádio comunicação, rádio difusão, TVs, monitores, imagem, vídeo e som).

Entende de materiais eletroeletrônicos, sistemas de medição e de controle, desenvolvimento de sistemas embarcados, equipamentos biomédicos, sistemas de segurança e proteção, sistemas de controle e equipamentos automobilísticos. Entre suas responsabilidades estão a instalação, a operação e a manutenção desses sistemas e equipamentos.

O profissional egresso também faz estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações. Faz parte de suas funções emitir laudos e pareceres sobre essas obras e serviços.

Franca oportunidade de empreender na área ou seguir carreira universitária em eletrônica ou tecnologia da informação TI.

 

ONDE TRABALHA

O profissional técnico em eletrônica conta com um amplo campo de trabalho voltado principalmente à área de eletroeletrônica em geral, podendo desenvolver atividades como:

– manutenção elétrica e eletrônica;
– programação de microprocessadores e microcontroladores;
– projeto, planejamento, instalações e manutenção de sistemas de segurança e monitoramento;
– implantação, desenvolvimento e manutenção de sistemas automatizados;
– venda e assistência técnica de produtos eletroeletrônicos;
– manutenção de sistemas utilizando eletrônica embarcada e discreta;
– manutenção de equipamentos eletroeletrônicos de toda natureza.

O técnico eletrônico tem espaço em qualquer setor que necessite de especialistas em processamento de sinais e informação e no desenvolvimento e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos. A maior demanda está na indústria, nos segmentos automobilístico, eletroeletrônico, alimentício, agrícola, têxtil e de eletrodomésticos. Ele é contratado, principalmente, para operar e fazer manutenção de equipamentos eletrônicos. Uma parte ainda se dedica à consultoria, assessorando pequenas empresas. Em telecomunicação, pode trabalhar na conversão das tecnologias de TV digital e internet para os padrões brasileiros. Por fim, existem vagas no setor de serviços em implantação de redes de fibra ótica; sistemas de monitoramento e alarmes e telefonia. As principais oportunidades se concentram nas regiões mais industrializadas, Sul e Sudeste.

PERFIL DO PROFISSIONAL FORMADO EM ELETRÔNICA

Um bom profissional da área de Eletrônica deve gostar muito de tecnologia e ter afinidade com Ciências Exatas. O desenvolvimento de sistemas automatizados requer muito estudo, concentração e capacidade de resolver problemas. Outra característica importante para este profissional é a capacidade de trabalhar em equipe, já que os projetos de modernização dos processos industriais costumam integrar profissionais de áreas diversas. Além disso o técnico em eletrônica adquire os conhecimentos teóricos e práticos apropriados para desenvolver qualquer tipo de manutenção, instalação ou reparação na área eletrônica. A remuneração média de um profissional sem experiência com o Técnico de Eletrônica varia em torno de R$ 1.500,00 à R$ 3.000,00 iniciais.

DIFERENCIAL DE ESTUDAR NO LICEUTEC

Um dos diferenciais do curso são as disciplinas em sistema modular que alinham a teoria e a prática com as mais modernas tecnologias e apoio operacional e estratégico de professores capacitados, com uma vasta experiência e qualificação reconhecida pelo mercado. Além disso, o LiceuTec possui uma infraestrutura com amplas salas munidas de sistema multimídia, laboratórios com os mais modernos equipamentos, planta didática e um rico acervo bibliográfico.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ELETRÔNICA

Disciplinas Módulo Módulo Módulo Módulo 
Hrs. Sem. Carga Hor.. Hrs. Sem. Carga Hor.. Hrs. Sem. Carga Hor.. Hrs. Sem. Carga Hor..
Fundamentos da Matemática 30 60
Manutenção Eletrônica 60 120
Eletrônica Analógica 30 60
Eletrônica Digital 30 60
Programação 30 60
Sistemas Modulares 30 60
Inversores de Frequência 30 60
Eletricidade  30  60
Empreendedorismo  30  60
Análise de Circuitos 60 120
Telecomunicações 30 60
Informática – AutoCAD  30  60
Projeto Integrador I  30  60
Microcontroladores 60 120
Eletrônica Embarcada 60 120
Projeto Integrador II 30 60
Carga Horária – horas  300  300  300  300
Carga Horária Total
1200