Parceria entre Furnas e LiceuTec realiza
visita técnica na
UHE Marimbondo

Construída entre 1971 e 1977, pertencente a Furnas Centrais Elétricas, A unidade Hidroelétrica de Marimbondo, como ficou conhecida, fica localizada entre os municípios de Icém SP e Fronteira MG, no Rio Grande. A usina foi a primeira hidroelétrica da América Latina, a operar com o Sistema de Transmissão em 500 KV, além de estar entre as 10 unidades com os maiores potenciais de geração energética do Brasil. São 1440 MW, estrategicamente voltados para a região sudeste do estado de São Paulo, com capacidade para abastecer uma população de 4,5 milhões de habitantes.

No último sábado, 20 de outubro, 37 alunos concluintes dos cursos técnicos da área elétrica, Automação industrial, Eletrônica e Eletrotécnica do LiceuTec, realizaram uma aula extra curricular, uma “visita técnica”, cujo conteúdo foi muito enriquecedor. Orientados pelo Engenheiro eletricista, Professor do LiceuTec e Supervisor da unidade do porto Colômbia, Júlio Albuquerque e acompanhados pelos professores Henrique, Renan e Valdei, os alunos conheceram a Sala de controle, Casa de forças, Gerador elétrico, turbina mecânica e seus periféricos, além das áreas dos transformadores e elevadores de tensão. E para terminar essa SUPER atividade em “águas de ouro”, os alunos assistiram a um belíssimo pôr do sol na crista da Barragem, acompanhando de perto o funcionamento dos vertedouros, e as incríveis características de construção civil que demarcam aquela unidade.