Parceria entre furnas e LiceuTec promove visita técnica aos alunos na Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia

A Visita Técnica que aconteceu no sábado, 18 de maio é fruto de uma parceria recém estabelecida entre a empresa brasileira de economia mista subsidiária da Eletrobras, Furnas e a Escola LiceuTec.
A intermediação do projeto, que foi elaborado pelo Professor Administrador, Operador da Usina e Subestação e presidente da CIPA do Porto Colômbia – FURNAS, Júlio Albuquerque, representa para os alunos da escola uma experiência inesquecível e um ganho imensurável, pela diversidade das áreas e técnicas abrangidas, e pela tecnologia de ponta que vem sendo instalada na usina. Acompanhado pelo Eng. e coordenador dos cursos Técnicos em Automação Industrial, Eletrônica e Eletrotécnica, Arnaldo Cozin, os alunos conheceram:

“Subestação 138 kV & 345 kV, casa dos relês de proteção, sala de operação da usina hidrelétrica e das linhas de transmissão, sala de telecomunicações, barragens e vertedouro, praças dos transformadores, casa de força, sub-sistemas além da área de manutenção funcional.” A Usina de Porto Colômbia abastece as cidades de Barretos, Colômbia, Planura e Frutal, com geração de até 328 MW, além de se Interconectar com a linha de transmissão da Colorado Sucroalcooleira, e receber energia de Co-Geração.

No próximo dia 29 a usina completará 46 anos, cheia de energias e com muita dedicação, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
A visita técnica é realizada uma vez no semestre para os alunos da área Elétrica, dos períodos noturno e aos finais de semana.
É um “aprendizado que fixa”, relatou um dos alunos que já participa pela 2ª vez da atividade.
Durante as quase 5 horas de visita, os alunos percorrerem uma média de 7km, dentro e fora das instalações e acompanham de perto um dos sistemas mais convencionais e ecologicamente corretos, da geração a transmissão de energia elétrica. Nosso agradecimento a todos os envolvidos, ao eng. e prof. Júlio Albuquerque, ao coordenador Arnaldo Cozin, aos professores, Marco Leva, Flávio Eras, Renan Pereira e toda a equipe de colaboradores da UHE – Porto Colômbia – FURNAS pela recepção, e o exímio trabalho de levar energia elétrica a grande parte do povo brasileiro.

LiceuTec – Formando Profissionais