Coordenador: Willian Rafael de Almeida – Físico Medico | Supervisor de Proteção Radiológica.

Professor especialista: Diego Cunha – Físico Médico, Especialista em Radioterapia pela ABFM | Supervisor de Radioproteção pela CNEN

Objetivo: Especializar profissionais para distinguir e aplicar as técnicas de radioterapia, lidar com princípios tecnológico-físicos de equipamentos de radioterapia e com as formas de proteção às radiações ionizantes. O Curso de Especialização em Radioterapia proporciona ao aluno o conhecimento das principais características e técnicas de tratamento oncológico com a missão de capacitá-lo para o mercado de trabalho. As aulas possibilitarão ao aluno o contato com situações que se aproximem das atividades práticas.

Carga Horária: 375 Horas | Aos Sábados

Valor de Investimento:
Matrícula: R$ 99,00
Mensalidade: R$ 318,00

Mercado de Trabalho: Os profissionais especialistas formado neste curso poderão atuar em clinicas e hospitais públicos e privados, na prestação de assistência radioterápica ao cliente oncológico.

Público Alvo/ pré requisitos: Portadores de diploma de conclusão dos seguintes Cursos. Técnico de Radiologia, Tecnólogo em Radiologia.

Tem interesse? Preencha seus dados:

Física e Radioproteção

Apresenta a estrutura da matéria e radioatividade, as fontes e produção de radioisótopos, assim como a Interação das radiações ionizantes com a matéria e importância sua terapêutica. Aborda medidas de radioatividade e todo contexto de fontes radioativas. Explicita as detecções e medidas e os conceitos de calibrações e comissionamentos, com a intenção de relacionar os diferentes tipos de radiações que podem ser utilizadas na terapia do combate ao câncer, evidenciando seus princípios e perigos e formas de proteção.

Radiobiologia

Aborda mecanismos que integrem as questões da ação das radiações ionizantes e os efeitos biológicos, somáticos e genéticos que as mesmas podem produzir. As principais patologias associadas aos tratamentos radioterápicos, os conceitos de neoplasias como classificações, nomenclatura, e fisiopatologia do câncer, com a finalidade de referir os mecanismos de ação das radiações ionizantes frente à resposta biológica celular e a tolerância de dose em órgãos sadios.

Anatomia e Fisiologia

Aborda o histórico da anatomia e fisiologia aplicada, os níveis de organização estrutural, planos e eixos do corpo, a anatomia e fisiologia dos sistemas: tegumentar, sensoriais, esquelético, articular, muscular e nervoso, endócrino, excretor, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário e reprodutor.

Técnicas Especiais de Tratamento

Aborda conceitos de tratamentos especiais nas seguintes técnicas: irradiação de corpo total, irradiação de toda a pele, radioterapia intraoperatória, radioterapia adaptativa, radiocirurgia dose única e radioterapia extereotáxica fracionada, radioterapia intervencionista, radioterapia em arco rápido, braquiterapia guiada por imagem, braquiterapia intraoperatória, teleterapia e braquiterapia com feixe de nêutrons, com a finalidade de descrever as principais formas de tratamentos especiais e sua contribuição para o aumento da sobrevida do cliente oncológico. 

Tecnologia de Equipamentos

Aborda a funcionalidade e evolução dos diversos equipamentos para o tratamento radioterápico, metodologia de aplicação e manuseio, o grande diferencial é a parte pratica que os profissionais terão a disponibilidade de visualizar e manusear os equipamentos do serviço de radioterapia do Hospital de Câncer de Barretos.

Equipamentos e Acessórios

Aborda padrões e rotinas do uso de acessórios e imobilizadores com finalidade clinica para tumores craniais com técnicas convencionais e especiais, extracraniais, tumores de cabeça e pescoço, tórax, mama, abdômen superior e inferior, pelve e membros, com o objetivo de orientar a escolha de materiais que possibilitem auxiliar no posicionamento eficaz nos processos de simulação e tratamento do cliente oncológico nas rotinas aplicadas.

Planejamento e Tratamento 2D, 3D e 4D

Aborda as etapas do pré-tratamento como a simulação e o planejamento em simuladores com e sem radioscopia, tomógrafos dedicados a rotina terapêutica e os planejamentos computadorizado em softwares especiais para as diversas técnicas de tratamento e evidenciam a aplicação de softwares de gerenciamento de dados de planejamento, com a finalidade de orientar as rotinas para tratamentos convencionais e especiais e correlacionar os softwares de gerenciamento de dados e tratamento de clientes oncológicos.

Protocolos Radioterápicos

Abrange estudos dos protocolos de posicionamento e tratamento para tumores de cabeça e pescoço, torácicos e mediastinais, crânio e sistema nervoso central, tumores pediátricos, abdominais e pélvicos, oculares, labiais, nasais e testiculares, sarcomas e membros e denotam as posições específicas de tratamentos especiais, co-planares e não co-planares, com a finalidade de demonstrar as diferentes técnicas existentes e protocolos de posicionamento e tratamento para as diferentes regiões do corpo.

Dosimetria Clinica

Aborda a dosimetria e procedimentos com feixes de baixa energia, ortovoltagem e megavoltagem e unidade de cobaltoterapia, feixe de elétrons e em procedimentos de braquiterapia, sistemas de delineamentos clínicos e cálculos básicos de unidades monitora, com a intenção de descrever as bases teóricas de dosimetria com diferentes tipos de radiações colaborando com atividades práticas elaboradas de cálculos de dose em tratamentos convencionais. 

Legislação

Apresenta as diretrizes de proteção radiológica, visando minimizar os riscos e maximizar os benefícios da pratica, estabelecer parâmetros e regulamentos de ações para o controle de exposições médicas, aplicar ações apropriadas para assegurar a segurança dos pacientes conforme suas resoluções.

Sistema de Imagem Aplicada

Aborda os mais diversos sistemas convencionais e digitais de aquisição de imagens com o uso de raios-x de baixa e alta voltagem, ultrassom, fluoroscopia, além dos sistemas de localização com portal film, portal vision, portal epid, cone beam CT-KV, cone beam CT-MV, IGRT, marcadores fiduciais internos e externos e sistema rapid arc, elucidando os princípios de fusão de imagens médicas e sistema DICOM aplicado a radioterapia e sistema de gerenciamento de imagens, com o intento de justificar o uso das radiações ionizante nas diferentes modalidades, demonstrando a eficácia dos sistemas de imagem.

Ética Profissional

Aborda questões acerca da postura do profissional diante do cliente oncológico, das equipes multiprofissionais e subordinadas. Aborda os cuidados ao paciente e a assistência emergencial em radioterapia e as condutas em cuidados paliativos, com a intenção de desenvolver a busca do senso critico, tanto frente ao cliente oncológico, quanto as equipes multiprofissionais e explicitando os procedimentos relevantes aos cuidados a pacientes especiais.

Projeto e metodologia

Apresenta conceitos de metodologia de pesquisa e de projetos para o desenvolvimento do TCC, que se apresenta no formato de tema livre, relacionado à especialização em Radioterapia.

Trabalho de Conclusão de Curso

Orientação metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.

Estagio Supervisionado

O aluno terá que concluir as horas determinadas de estagio, acompanhando a rotina do serviço de radioterapia, colocando em pratica todo conteúdo apresentado, que terá como instituição o Hospital de Câncer de Barretos.

Tem interesse? Preencha seus dados: