OBJETIVO 

Capacitar técnicos para o desempenho das ações pertinentes ao perfil profissional da enfermagem especialista na área oncológica, com competência técnica para participar junto à equipe de saúde da atenção em câncer em ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

Proporcionar aos egressos o domínio de bases conceituais, científicas e tecnológicas que fundamentam as ações do técnico em enfermagem.

 

ONDE TRABALHA 

Hospitais oncológicos, clínicas oncológicas, Santas Casas, hospitais públicos e privados, clínicas médicas, serviços de emergência, ambulatórios, planos de saúde, setor de primeiros socorros em empresas de grande porte e como cuidadores e acompanhantes.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL FORMADO EM ENFERMAGEM ONCOLOGICA

O discente, ao final do Curso de Técnico em Enfermagem com ênfase em Oncologia, desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes que lhe permitam:

  • Participar da assistência de enfermagem em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e suporte em oncologia. Auxiliar o Enfermeiro na assistência ao paciente crítico. Administrar quimioterápicos endovenosos sob supervisão do Enfermeiro. Assistir o paciente com sondas e drenos. Fazer aspiração de secreções em pacientes sob assistência ventilatória. Trocar subcânula de traqueostomia. Fazer curativos simples. Desenvolver ações de enfermagem em situações de emergência, registrando todas as atividades realizadas, sob supervisão do Enfermeiro. Fazer/supervisionar higiene e prestar cuidados de conforto. Administrar medicamentos conforme prescrição. Fazer o preparo e manutenção da unidade do paciente. Verificar e registrar sinais vitais e mensuração para acompanhamento da evolução clínica do paciente. Realizar preparo do paciente e colher materiais para exames. Atuar na assistência ao paciente sob cuidados paliativos.
  • Identificar os fatores determinantes do câncer, relacionando ao perfil epidemiológico e reconhecer os fatores de risco relacionados às doenças oncológicas de maior incidência.
  • Atuar profissionalmente de forma ética e humanizada na perspectiva da cidadania e da dignidade da vida humana. Estabelecer relação terapêutica com o cliente e família, considerando a terminalidade do ciclo vital. Estabelecer relação interpessoal harmônica com a equipe multiprofissional em saúde.
  • Operar e manusear equipamentos, considerando a complexidade tecnológica e a condição clínica do paciente, sob supervisão do enfermeiro visando ao registro da evolução.
  • Participar no cumprimento das normas preconizadas pela Instituição para controle de infecção hospitalar e riscos ocupacionais. Registrar e informar dados de interesse para a Comissão de Infecção Hospitalar. Identificar e comunicar ao enfermeiro situações de risco, sinais e sintomas de doenças ocupacionais. Participar da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Executar ações preventivas e de controle de riscos ocupacionais.
  • Participar de ações educativas, orientando a clientela em nível de prevenção e diagnóstico precoce do câncer, sob a supervisão do enfermeiro. Participar de programas de educação continuada, face ao avanço tecnológico e às mudanças no mundo do trabalho.
  • Participar da assistência de enfermagem em protocolos de pesquisa clínica.

 

DIFERENCIAL DE ESTUDAR NO LICEUTEC

  • As aulas teóricas do curso são ministradas na escola LiceuTec e todas as aulas laboratoriais são ministradas dentro da FUNDAÇÃO PIO XII, por enfermeiros com docência e vasta experiência na área de Oncologia;
  • O modelo pedagógico interdisciplinar e integrado adotado responde aos avanços no cuidado ao paciente oncológico;
  • A organização didático-pedagógica integra teoria e prática, além da busca constante pela humanização dos processos, qualidade nas relações interpessoais e conceitos de terminalidade e finitude da vida;
  • Propicia discussões e reflexões sobre os desafios atuais e métodos alinhados com as tendências da gestão do cuidado, a fim de capacitar o egresso para enfrentar novos desafios devido às rápidas transformações sociais, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional;
  • Amplia o campo de atuação profissional em Enfermagem para as áreas assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa hospitalares e extra hospitalares.

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM COM ÊNFASE EM ONCOLOGIA

Disciplina Módulo – I Módulo – II Módulo – III Módulo – IV
Teórico/ prático Estágio Teórico/ prático Estágio Teórico/ prático Estágio Teórico/ prático Estágio
Fundamentos de Enfermagem 100 150
Anatomia e Fisiologia Humana 80
Microbiologia e Parasitologia 40
Farmacologia 40  –  –  –
Bioética e Legislação Profissional 40
Enfermagem em Clínica Médica 80 80
Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente 80 40
Enfermagem em Saúde da Mulher 40 40
Enfermagem no Processo de Segurança do Paciente 40
Enfermagem na Saúde do Idoso 40
Nutrição Básica 40
Administração Básica em Saúde 40 20
Enfermagem em Clínica Cirúrgica 80 40
Enfermagem em Saúde Mental 60 40
Enfermagem em Saúde Coletiva 60 40
Biosegurança e a Saúde do Trabalhador 60
Enfermagem na Assistência ao Paciente Crítico 80 40
Enfermagem em Emergências 80 40
Enfermagem em Cuidados Paliativos 60 30
Enfermagem na Assistência ao Paciente Oncológico 80 40
Carga Horária Total 300 150 300 160 300 140 300 150
Carga Horária Total Teórico/Prático 1200
Carga Horária Total Estágio Supervisionado 600
Carga horária Teórico/Prático + Estágio  

1.800