OBJETIVO 

O Técnico em Eletrotécnica é preparado para agir em negócios relacionados com tecnologias do mundo elétrico, concebendo projetos, executando instalações e manutenções, proporcionando assessoria técnica, atuando nas áreas industrial, comercial, predial e serviços correlacionados.

Está apto a aplicar com desenvoltura fundamentos e normas de tecnologia, os recursos informatizados disponibilizados no mundo, a comunicação oral e escrita, bem como levantar e analisar as principais questões e desafios do mundo de trabalho, manifestando em suas ações profissionais, a valorização dos princípios de cidadania: exercício do poder de decisão, priorização do ser humano, valorização do seu povo, da sua terra e da sua cultura.

É o profissional capaz de planejar, projetar, orçar, desenhar, executar, supervisionar e dar manutenção a qualquer tipo de equipamento e ou instalação do ramo elétrico com criatividade, senso crítico, ética profissional, e pleno conhecimento de seus direitos e deveres sociais e profissionais.

ONDE TRABALHA

O mercado de trabalho para o técnico em Eletrotécnica é vasto. Este profissional encontra ofertas de emprego nas mais diversas áreas, tais como:

  • Concessionárias de Energia
  • Empresas de Moagem de Laranja e Soja
  • Assistência Técnica
  • Mineradoras
  • Geradoras de Energia Alternativa
  • Telecomunicações
  • Construção Civil
  • Indústrias em Geral
  • Metalúrgica
  • Usinas de Açúcar e Álcool

O Técnico em eletrotécnica pode atuar como consultor, trabalhando de maneira autônoma. Excelente oportunidade para montar sua própria Empresa, realizando Projeto, Instalações e Manutenção de Sistemas Elétricos.

PERFIL DO PROFISSIONAL FORMADO EM ELETROTÉCNICA

Um bom profissional da área de Eletrotécnica deve gostar muito de tecnologia e ter afinidade com Ciências Exatas.

O técnico em eletrotécnica é responsável por lidar com tarefas relacionadas à manutenção, bem como planejamento, análises e teste de sistemas elétricos. Ele ainda atua na distribuição e transmissão de energia elétrica, além de outras diversas áreas.

Outra característica importante para este profissional é a capacidade de trabalhar em equipe, já que os trabalhos realizados por esse técnico costumam envolver um time com profissionais de diferentes áreas.

A remuneração média de um profissional sem experiência com o Técnico de Eletrotécnica varia em torno de R$ 1.600,00 à R$ 2.800,00 iniciais.

DIFERENCIAL DE ESTUDAR NO LICEUTEC

Um dos diferenciais do curso são as disciplinas em sistema modular que alinham a teoria e a prática com as mais modernas tecnologias e apoio operacional e estratégico de professores capacitados, com uma vasta experiência e qualificação reconhecida pelo mercado. Além disso, o LiceuTec possui uma infraestrutura com amplas salas munidas de sistema multimídia, laboratórios com os mais modernos equipamentos, planta didática e um rico acervo bibliográfico.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE  ELETROTÉCNICA

Disciplinas 1º Módulo 2º Módulo 3º Módulo 4º Módulo
  Hrs. Sem. Carga Hor.. Hrs. Sem. Carga Hor.. Hrs. Sem. Carga Hor.. Hrs. Sem. Carga Hor..
Eletricidade 6 120      
Instalações Elétricas 3 60
Equipamentos Elétricos  

6

 

120

           
Projetos Elétricos Industriais     6 120        
Eletromagnetismo 6 120        
Inversores de Frequência     3 60        
Análise de Circuitos         6 120    
Comandos Elétricos         3 60    
Informática – AutoCad         3 60    
Metodologia Científica         3 60    
Empreendedorismo             3 60
Máquinas Elétricas             6 120
Projeto Integrador             6 120
Carga Horária – horas   300   300   300   300
Total da Carga Horária 1200