Técnico em Eletrotécnica

 

Objetivo | Onde Trabalha | Perfil do Profissional | Diferencial | Matriz Curricular

OBJETIVO 

O Técnico em Eletrotécnica é preparado para agir em negócios relacionados com tecnologias do mundo elétrico, concebendo projetos, executando instalações e manutenções, proporcionando assessoria técnica, atuando nas áreas industrial, comercial, predial e serviços correlacionados.

Está apto a aplicar com desenvoltura fundamentos e normas de tecnologia, os recursos informatizados disponibilizados no mundo, a comunicação oral e escrita, bem como levantar e analisar as principais questões e desafios do mundo de trabalho, manifestando em suas ações profissionais, a valorização dos princípios de cidadania: exercício do poder de decisão, priorização do ser humano, valorização do seu povo, da sua terra e da sua cultura.

É o profissional capaz de planejar, projetar, orçar, desenhar, executar, supervisionar e dar manutenção a qualquer tipo de equipamento e ou instalação do ramo elétrico com criatividade, senso crítico, ética profissional, e pleno conhecimento de seus direitos e deveres sociais e profissionais.

ONDE TRABALHA

O mercado de trabalho para o técnico em Eletrotécnica é vasto. Este profissional encontra ofertas de emprego nas mais diversas áreas, tais como:

  • Concessionárias de Energia
  • Empresas de Moagem de Laranja e Soja
  • Assistência Técnica
  • Mineradoras
  • Geradoras de Energia Alternativa
  • Telecomunicações
  • Construção Civil
  • Indústrias em Geral
  • Metalúrgica
  • Usinas de Açúcar e Álcool

 

O Técnico em eletrotécnica pode atuar como consultor, trabalhando de maneira autônoma. Excelente oportunidade para montar sua própria Empresa, realizando Projeto, Instalações e Manutenção de Sistemas Elétricos.

PERFIL DO PROFISSIONAL FORMADO EM ELETROTÉCNICA

Um bom profissional da área de Eletrotécnica deve gostar muito de tecnologia e ter afinidade com Ciências Exatas.

O técnico em eletrotécnica é responsável por lidar com tarefas relacionadas à manutenção, bem como planejamento, análises e teste de sistemas elétricos. Ele ainda atua na distribuição e transmissão de energia elétrica, além de outras diversas áreas.

Outra característica importante para este profissional é a capacidade de trabalhar em equipe, já que os trabalhos realizados por esse técnico costumam envolver um time com profissionais de diferentes áreas.

A remuneração média de um profissional sem experiência com o Técnico de Eletrotécnica varia em torno de R$ 1.600,00 à R$ 2.800,00 iniciais.

DIFERENCIAL DE ESTUDAR NO LICEUTEC

Um dos diferenciais do curso são as disciplinas em sistema modular que alinham a teoria e a prática com as mais modernas tecnologias e apoio operacional e estratégico de professores capacitados, com uma vasta experiência e qualificação reconhecida pelo mercado. Além disso, o LiceuTec possui uma infraestrutura com amplas salas munidas de sistema multimídia, laboratórios com os mais modernos equipamentos, planta didática e um rico acervo bibliográfico.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE  ELETROTÉCNICA

Disciplinas1º Módulo2º Módulo3º Módulo4º Módulo
 Hrs. Sem.Carga Hor..Hrs. Sem.Carga Hor..Hrs. Sem.Carga Hor..Hrs. Sem.Carga Hor..
Eletricidade6120      
Instalações Elétricas360      
Equipamentos Elétricos

6

120

      
Projetos Elétricos Industriais  6120    
Eletromagnetismo  6120    
Inversores de Frequência  360    
Análise de Circuitos    6120  
Comandos Elétricos    360  
Informática - AutoCad    360  
Metodologia Científica    360  
Empreendedorismo      360
Máquinas Elétricas      6120
Projeto Integrador      6120
Carga Horária – horas 300  300 300 300
Total da Carga Horária1200