Por que o Curso técnico é um diferencial no Mercado de Trabalho?

Infográfico - Mercado de Profissionais Técnicos no Brasil

Entrar no mercado de trabalho é o sonho de muitos jovens hoje em dia. Mas no momento que se passa o Brasil, essa tarefa está cada vez mais difícil.

Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), 25% dos jovens entre 18 e 32 anos estão desempregados. Com 14 a 17 anos o jovem começa a pensar como será seu primeiro emprego e o que fará com seu primeiro salário, mas quando este sonho se torna distante acha que será impossível de ser realizado, pensando que há tantas pessoas com bons currículos e bem preparadas no mercado de trabalho e mesmo assim estão sem emprego, como um jovem que não tem pouquíssima experiência ou até mesmo nem uma poderá continuar sonhando com o tão sonhado emprego?

Neste caso é indispensável que o jovem tenha uma vantagem sobre seus concorrentes a uma possível vaga de emprego. Porém boa parte desses jovens estão fora da escola ou perderam suas esperanças, para um emprego.

Como os cursos técnicos podem ajudar na conquista de um emprego?

Uma formação técnica aumenta em 50% as chances de alguém conquistar um emprego, e os salários de um técnico profissional podem ser até 30% maiores do que um funcionário comum. Mas essas não são as únicas vantagens de um curso técnico, muitas pessoas escolhem a formação técnica por outros atrativos como:

Demanda do mercado de trabalho: A escassez de mão de obra qualificada em algumas áreas gera uma demanda muito grande para o merca e quem faz um curso técnico possui vantagens em relação a outros candidatos.

Diploma mais rápido – Cursos técnicos têm duração média de 1 ano e meio e o aluno consegue um diploma para atuar em determinada área mais rapidamente. Comparando com a graduação, que dura cerca de 4 anos, o estudante do técnico já sai na frente.

Após a conclusão do curso, se preferir, o aluno pode fazer uma especialização ou graduação na área, o que acaba complementando sua formação. Contudo, ele já está no mercado de trabalho.

Conteúdo prático – O conteúdo estudado leva a prática da profissão para a sala de aula. O estudante tem contato com o cotidiano das tarefas que serão desempenhadas na empresa e isso é importante porque ele chega mais preparado no mercado de trabalho. A teoria também é ensinada, mas como o técnico é profissionalizante, a prática acaba prevalecendo no decorrer do curso.

Mais acessível – Com mensalidades mais baratas, se comparadas a uma graduação, por exemplo, o técnico é uma possibilidade real na vida de muitas pessoas. Não apenas para jovens que estão concluindo o ensino médio e buscam o primeiro emprego, e geralmente não têm muito dinheiro para bancar os estudos, como também para adultos que pretendem encontrar uma posição melhor no mercado de trabalho ou mudar de área.

Apesar de que o foco do curso técnico seja a prática profissional, os alunos aprendem muito sobre o ambiente coorporativo. Escolha seu Curso e faça LiceuTec!

Fragmentos retirados de: somosensinotecnico.com.br

Faça sua Inscrição!

Faça sua inscrição para o concurso de bolsas dos Cursos Técnicos! Concorra a Bolsas de até 100%